A Agência Sebrae de Notícias (ASN) passará a publicar, aos sábados, uma série de reportagens sobre o Glossário Agenda Climática. A iniciativa busca traduzir termos-chave, esclarecer conceitos, expressões e informações relevantes no universo da agenda climática. Tudo isso para informar e preparar os pequenos negócios para uma economia mais verde. A ação integra o movimento do Sebrae que visa posicionar as micro e pequenas empresas brasileiras no centro da inovação sustentável.
A primeira matéria da série explica a diferença entre pegada de carbono e neutralidade de carbono, conceitos estão cada vez mais presentes na avaliação do impacto ambiental. Com a abordagem da inclusão, o Sebrae levará à COP 30 soluções inovadoras de MPEs que contribuem com a transição para a economia verde.

Manifesto climático
Além de apoiar a implementação da COP30 em Belém (PA), o Sebrae estabeleceu um compromisso estrutural e permanente com a agenda climática e da sustentabilidade. Para difundir a sustentabilidade social e ambiental a partir dos pequenos negócios, a instituição atua com cinco eixos estratégicos:
- Inovação para uma economia de baixo carbono e bioeconomia;
- Agricultura e segurança alimentar;
- Transição energética, processos industriais e encadeamento produtivo;
- Resiliência climática territorial e Economia Circular;
- Empreendedorismo feminino, diverso e inclusivo.
Esse compromisso chega aos pequenos negócios por meio de ações formativas para adaptar as empresas às demandas ambientais, e pela inovação, com o estímulo aos pequenos negócios e startups alinhados com práticas ESG. O Sebrae também dialoga com formuladores de políticas públicas de vários níveis de governança, buscando garantir um ambiente de negócios favorável ao segmento, capaz de promover prosperidade econômica, conservação ambiental e justiça social.