O Transformar Juntos 2025 colocou em evidência diferentes regiões do país e produtores locais que estão colhendo frutos de uma trajetória marcada por inovação e parceria. De Norte a Sul, histórias reais destacaram, no espaço Empório Sebrae, como a Indicação Geográfica (IG) tem impulsionado pequenos negócios que carregam, em seus produtos, as identidades de seus territórios. As IGs identificam produtos ou serviços como originários de uma região específica, por isso, possuir um selo de Indicação Geográfica é garantia de qualidade e valorização no mercado.
Na própria capital federal, que sediou o evento, o Sebrae/DF vem apoiando a consolidação do Cerrado Blue, empreendimento de cultivo de mirtilos, encabeçado por Leandra Alvarenga. Ela conta que, antes de começar a empreender, capacitou-se com o Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, realizado no Brasil com exclusividade pelo Sebrae, o que aprimorou sua visão de negócio.
Estar aqui é muito importante para a divulgação do nosso trabalho, porque é uma fruta inovadora no país e na nossa região, então as pessoas estão surpresas e felizes com o resultado. Além da fruta, que já tem um sabor diferente, nós temos vários produtos que as pessoas podem degustar e conhecer os benefícios.
Leandra Alvarenga, empreendedora.
Representando cafés com Indicação Geográfica do Sudoeste de Minas Gerais, do município de Montes Belos, Edivaldo Pereira agradeceu o espaço no Empório Sebrae. “As IGs são muito importantes para o reconhecimento do território, e este espaço no Transformar Juntos veio para somar. Conseguimos trocar conhecimentos e apresentar nossos produtos para novas pessoas.”
Da cidade de Medeiros, na Serra da Canastra (MG), Francielle Leite, produtora da Pedacin da Serra – reconhecida com IG –, representou a tradição do queijo canastra de qualidade. Para além do acompanhamento do Sebrae na estruturação da marca, desde as capacitações até a formulação do logo, Franciele destaca o apoio frente aos gestores estaduais e municipais.
“São vários auxílios, tanto no âmbito da administração pública, como também no entendimento do mercado, para ajudar na inserção de pequenos negócios e fazer com que a população receba informações relevantes”, assegurou.
Para Suel Diniz, da Associação de Produtores de Abacaxi de Porto Grande (AP) – primeira IG do estado –, convites para exposições como essas, com pessoas de todas as regiões do país, “agrega mais conhecimento, mais experiência e incentiva inclusão de novos produtos”. Ele representou a associação ao lado de sua esposa, Myrcea Diniz, que ressalta a atuação do Sebrae/AP. “O Sebrae dentro do nosso estado tem uma equipe muito competente, que gosta de desafios e não mede esforços para nos dar apoio”, elogiou.