Acredita que podemos somar forças? Agende uma ligação e descubra como sua marca pode crescer com a Casa do Multinível.

Publicações Populares

  • All Post
  • 4Life
  • Affiliate Program
  • AI App
  • Alcora
  • Alerta de Fraudes
  • Ambit
  • Amway
  • Anna Malmhake
  • Anniversary
  • Aspen Emry
  • Award
  • Beauty Industry Group
  • Bellami Hair
  • Bravenly Global
  • Business Education
  • Business Opportunity Leads
  • Career Building
  • Chanelle Jepson
  • Charlotte Watson
  • Daily News
  • Dave Grimaldi
  • Delaware bill
  • Direct Selling Association
  • Direct Selling News
  • doTERRA
  • DSA
  • Elizabeth Woods
  • Empreendedorismo
  • Empresas de Multinível
  • event
  • Faith & Business
  • Financial
  • Forbes
  • FTC
  • Gareth Hooper
  • Globee
  • Happi
  • Histórias de Sucesso
  • Insights
  • Insights from the Outside
  • Inspiration & Motivation
  • International
  • Jim Burke
  • Job Search
  • John Wadsworth
  • Kate Gardner
  • LifeVantage
  • Lucy Gildea
  • Mark Patterson
  • Marketing Digital
  • Marketing e Redes Sociais
  • Mary Burns
  • Mary Kay
  • Melaleuca
  • Negócios e Empreendedorismo
  • Neora (Nerium)
  • network marketing business opportunity
  • Network Marketing Online
  • Niclas Palmquist
  • Nourish One
  • Nu Skin
  • Offline Marketing
  • Olive Tree People
  • Oliveda
  • Oliver Dibblee
  • Oriflame
  • Partner.Co
  • Philanthrophy
  • Philantrophy
  • Plexus
  • Poll
  • QNET
  • Rodan + Fields
  • Ryan Rogers
  • Scentsy
  • Sem categoria
  • Social Impact
  • Spiritual Growth
  • Steve Fife
  • Sunrider International
  • sustainability
  • The Biohacking Company
  • Thomas Lommel
  • Treinamentos e Desenvolvimento Pessoal
  • Trevor Kuna
  • U.S.
  • Vistra
  • Xyngular
  • Young Living
  • YoY Growth

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categorias

Edit Template

Pessoas trans e travestis são as que mais empreendem na comunidade LGBT+ no país

Pesquisa inédita realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que dentro da comunidade LGBTP, as pessoas trans ou travestis são as mais empreendedoras. Os dados mostram que 70% possuem ou demonstram interesse em ter um negócio próprio, sendo que 34% já lideram alguma atividade econômica.

Na média geral, entre o grupo LGBTP – que abrange pessoas lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, transgêneros e/ou travestis – o percentual de donos de negócios é de 24%. De acordo com o levantamento, para dois terços das pessoas trans e travestis, a identidade de gênero e orientação sexual foi influência determinante na decisão de ter um negócio próprio.

Mais do que proporcionar a independência financeira, o empreendedorismo pode construir espaços inclusivos, seguros e acolhedores para essa comunidade.

Márcio Borges, analista de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae.

No estudo, o Sebrae também buscou identificar as principais motivações da comunidade LGBTP para empreender. Entre pessoas trans/travestis e aquelas com renda familiar de até dois salários-mínimos mensais, a decisão de iniciar um negócio próprio é mais frequentemente impulsionada por necessidade.

“Identificamos que o empreendedorismo também é uma conquista contra a discriminação”, acrescenta Márcio. Segundo ele, o levantamento expõe que as situações de preconceito, em geral, são vivenciadas com maior frequência entre as pessoas trans e travestis quando comparados os dados dessa população com os da comunidade LGBTP como um todo.

Foto: Tulio Vidal.

Empreendedorismo nichado

Na hora de procurar um segmento para ter um negócio próprio, as pessoas trans ou travestis investem principalmente nos setores de Beleza, Estética, Comércio, Entretenimento e Cultura. O levantamento mostra que os percentuais variam muito quando comparado às pessoas LGBTP e as pessoas não LGBT+.

Enquanto entre as pessoas LGBTP, 14% atuam no setor de Entretenimento e Cultura, por exemplo, enquanto entre as pessoas não LGBT+ apenas 2% declararam atuar nesse segmento. Esse número cresce para 20% entre pessoas trans e travestis. O mesmo padrão se repete nos serviços de Beleza e Estética.

No que se refere aos canais de venda, 69% das pessoas trans e travestis que são donas de negócio atuam de modo on-line e presencial. O percentual é maior do que o apresentado entre as pessoas LGBTP, com 52%. Também de acordo com a pesquisa, 45% das pessoas LGBTP donas de negócio já tiveram outro negócio. Entre as pessoas trans e travestis, esse percentual é de 56%. Os motivos mais citados para ter encerrado o outro negócio envolvem, geralmente, questões pessoais e a dificuldade financeira.

Loja móvel da Empatia Modas. Foto: Divulgação

Percepção de sucesso do negócio

O levantamento aponta ainda que as pessoas trans e travestis demonstram menor confiança em relação às chances de sucesso de empresas liderada por uma pessoa LGBT+. As pessoas que não fazem parte dessa comunidade tendem a ser mais otimistas (66%) em relação às chances de sucesso de uma empresa liderada por uma pessoa LGBT+ (57%). Por outro lado, pessoas trans e travestis demonstram menor confiança, com cerca de metade acreditando em boas chances de sucesso (48%).

Conquista de direitos

A formalização traz benefícios tanto para quem empreende quanto para o próprio negócio, mas é uma realidade ainda distante dos empreendedores trans e travestis, de acordo com a pesquisa. O grupo é o que tem menos volume de negócios formalizados no país, com mais da metade (53%) em situação informal. Nesse aspecto, o especialista do Sebrae destaca como ter um negócio formalizado pode ajudar os empreendedores LGBT+ na conquista de direitos.

Quando a pessoa formaliza seu negócio, ela tem acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, entre outros. Isso dá tranquilidade para quem empreende e, por outro lado, dá garantias para que a empresa consiga buscar crédito, por exemplo.

Márcio Borges, analista de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae.

Ele acrescenta que a dificuldade de formalização para pessoas trans está diretamente relacionada à questão do nome social, constituindo-se barreiras ainda mais complexas do ponto de vista legal. “Sem a retificação, não é possível emitir o CNPJ com o nome social. Após a mudança, o novo nome precisa ser atualizado em todas as bases do governo, incluindo registros como o da Receita Federal”, explica Márcio.

Ele enfatiza que é papel do Sebrae orientar e dar apoio a todos os empreendedores sem distinção alguma, mas não há dúvida que alguns grupos precisam de uma atenção maior. “Com base em dados concretos, é possível propor soluções mais assertivas e personalizadas, que de fato atendam às necessidades desses empreendedores, permitindo que eles superem barreiras e conquistem seu espaço no mercado de maneira sustentável”, finaliza.

Foto: Divulgação.

Leia abaixo um pequeno glossário com os principais termos da comunidade LGBT+:

  • LGBTP: pessoas que se identificam como lésbica, gay, bissexual, pansexual, transgêneros e/ou travestis.
    LGBP: pessoas que se identificam como lésbica, gay, bissexual ou pansexual.
    LGBT+: pessoas que se identificam como lésbica, gay, bissexual, pansexual, transgênero, travestis, além de outras identidades de gênero e orientações sexuais, como queer, assexuais, intersexuais, entre outras. O sinal de “+” é utilizado para incluir diversas identidades que fazem parte da comunidade, mas que não estão explicitamente representadas na sigla.
    Não LGBT+: pessoas que não se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, transgênero, travestis ou outras identidades de gênero e orientações sexuais representadas na sigla LGBT+. Esse termo inclui indivíduos que se identificam com outras orientações sexuais ou identidades de gênero, como heterossexuais e cisgênero.
    Lésbica: mulher que sente atração afetiva, emocional e/ou sexual por outras mulheres.
    Gay: homem que sente atração afetiva, emocional e/ou sexual por outros homens.
    Bissexual: pessoa que sente atração afetiva, emocional e/ou sexual por mais de um gênero.
    Pansexual: pessoa que sente atração afetiva, emocional e/ou sexual independentemente de gênero.
    Heterossexual: pessoa que sente atração afetiva, emocional e/ou sexual por pessoas de gênero diferente do seu.
    Homem ou mulher transgênero: pessoa cuja identidade de gênero é diferente do gênero atribuído no nascimento.
    Travesti: pessoa designada homem ao nascer que se identifica e/ou se expressa com feminilidade, entendendo-se como parte do espectro de mulheres trans ou com uma identidade única.

Share Article:

Marcos Santos

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casa do Multinivel

A Casa do Multinível é o ponto de encontro definitivo para empreendedores, líderes, iniciantes e apaixonados pelo universo do Marketing Multinível (MMN). Nosso propósito é reunir, em um só lugar, conteúdo de altíssima qualidade, atualizações do setor, análises de empresas, dicas práticas, mentorias, e ferramentas exclusivas para quem quer construir uma carreira sólida e lucrativa no marketing de rede.

Follow On Instagram

Informações Atualizadas

  • All Post
  • 4Life
  • Affiliate Program
  • AI App
  • Alcora
  • Alerta de Fraudes
  • Ambit
  • Amway
  • Anna Malmhake
  • Anniversary
  • Aspen Emry
  • Award
  • Beauty Industry Group
  • Bellami Hair
  • Bravenly Global
  • Business Education
  • Business Opportunity Leads
  • Career Building
  • Chanelle Jepson
  • Charlotte Watson
  • Daily News
  • Dave Grimaldi
  • Delaware bill
  • Direct Selling Association
  • Direct Selling News
  • doTERRA
  • DSA
  • Elizabeth Woods
  • Empreendedorismo
  • Empresas de Multinível
  • event
  • Faith & Business
  • Financial
  • Forbes
  • FTC
  • Gareth Hooper
  • Globee
  • Happi
  • Histórias de Sucesso
  • Insights
  • Insights from the Outside
  • Inspiration & Motivation
  • International
  • Jim Burke
  • Job Search
  • John Wadsworth
  • Kate Gardner
  • LifeVantage
  • Lucy Gildea
  • Mark Patterson
  • Marketing Digital
  • Marketing e Redes Sociais
  • Mary Burns
  • Mary Kay
  • Melaleuca
  • Negócios e Empreendedorismo
  • Neora (Nerium)
  • network marketing business opportunity
  • Network Marketing Online
  • Niclas Palmquist
  • Nourish One
  • Nu Skin
  • Offline Marketing
  • Olive Tree People
  • Oliveda
  • Oliver Dibblee
  • Oriflame
  • Partner.Co
  • Philanthrophy
  • Philantrophy
  • Plexus
  • Poll
  • QNET
  • Rodan + Fields
  • Ryan Rogers
  • Scentsy
  • Sem categoria
  • Social Impact
  • Spiritual Growth
  • Steve Fife
  • Sunrider International
  • sustainability
  • The Biohacking Company
  • Thomas Lommel
  • Treinamentos e Desenvolvimento Pessoal
  • Trevor Kuna
  • U.S.
  • Vistra
  • Xyngular
  • Young Living
  • YoY Growth

Junte-se à família!

Assine a nossa Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Casa do Multinivel

Conectando você ao topo. Informação, estratégia e crescimento em rede

Categories

Edit Template

Sobre

Casa do Multinível é um ponto de encontro digital onde informação confiável, oportunidades reais e estratégias de crescimento se unem. O nome “Casa” remete a um ambiente acolhedor e seguro; já “Multinível” carrega a ideia de expansão e multiplicação.

Postagem recente

  • All Post
  • 4Life
  • Affiliate Program
  • AI App
  • Alcora
  • Alerta de Fraudes
  • Ambit
  • Amway
  • Anna Malmhake
  • Anniversary
  • Aspen Emry
  • Award
  • Beauty Industry Group
  • Bellami Hair
  • Bravenly Global
  • Business Education
  • Business Opportunity Leads
  • Career Building
  • Chanelle Jepson
  • Charlotte Watson
  • Daily News
  • Dave Grimaldi
  • Delaware bill
  • Direct Selling Association
  • Direct Selling News
  • doTERRA
  • DSA
  • Elizabeth Woods
  • Empreendedorismo
  • Empresas de Multinível
  • event
  • Faith & Business
  • Financial
  • Forbes
  • FTC
  • Gareth Hooper
  • Globee
  • Happi
  • Histórias de Sucesso
  • Insights
  • Insights from the Outside
  • Inspiration & Motivation
  • International
  • Jim Burke
  • Job Search
  • John Wadsworth
  • Kate Gardner
  • LifeVantage
  • Lucy Gildea
  • Mark Patterson
  • Marketing Digital
  • Marketing e Redes Sociais
  • Mary Burns
  • Mary Kay
  • Melaleuca
  • Negócios e Empreendedorismo
  • Neora (Nerium)
  • network marketing business opportunity
  • Network Marketing Online
  • Niclas Palmquist
  • Nourish One
  • Nu Skin
  • Offline Marketing
  • Olive Tree People
  • Oliveda
  • Oliver Dibblee
  • Oriflame
  • Partner.Co
  • Philanthrophy
  • Philantrophy
  • Plexus
  • Poll
  • QNET
  • Rodan + Fields
  • Ryan Rogers
  • Scentsy
  • Sem categoria
  • Social Impact
  • Spiritual Growth
  • Steve Fife
  • Sunrider International
  • sustainability
  • The Biohacking Company
  • Thomas Lommel
  • Treinamentos e Desenvolvimento Pessoal
  • Trevor Kuna
  • U.S.
  • Vistra
  • Xyngular
  • Young Living
  • YoY Growth

© 2024 Casa do Multinível · Todos os direitos reservados · Desenvolvido por WP Disiger